Preço x Valor


Você já analisou o custo de suas peças, se está valendo a pena o valor que você gasta com o valor que vende seus produtos?






Há momentos em que é necessário analisar os seus números e levantarmos pontos fortes e fracos de tudo que tem feito.


Vamos começar falando sobre preço, ou seja, literalmente é a medida em reais do que irá se pagar pelo seu produto. E aqui cabe a grande pergunta: como faço para calcular meus preços?




Saber quanto custa o seu produto é o primeiro passo para entender se você tem lucro ou prejuízo.


E preciso analisar o preço dos concorrentes mais não é apenas isso a ser feito.


Para calcular o seu preço de venda e preciso analisar 3 situações:


1-      Custo da matéria-prima;


Custos da matéria prima são os valores de todo o material e da mão-de-obra usada para confeccionar cada peça de artesanato.

2-      Despesas de manutenção do negócio;


As despesas fixas são as despesas de manutenção do seu negócio. Para conhecê-las, precisamos mensurar quanto você gasta para manter o negócio ativo, e nesse caso não importa se você tem uma loja, um atelier ou se apenas trabalha em casa.


E preciso incluir: Gastos como luz, água, telefone, aluguel, ferramentas de trabalho, auxiliares e funcionários, impostos e inclusive o seu salário fixo. Isso mesmo, lembre- se  que você precisa ter um salário todo mês como qualquer trabalhador normal. 


3-      Lucro;

Todo negócio precisa ser rentável para que possa crescer de forma saudável, evoluir e se aprimorar. O lucro é a parte do preço de venda que ao ser poupada e acumulada permitirá que você amplie sua produção, adquira ferramentas modernas e invista em interesses que tornem seus produtos mais conhecidos e procurados. É com o lucro que você ampliará seu negócio.


Após todas estas análises feitas você poderá calcular o valor de seu produto final.


Custos da matéria-prima + despesas fixas do negócio + lucro.


Lembre- se: Que após fazer estas contas e possível dar descontos e muitas vezes vender pelo preço de custo pode ser um ótimo negócio quando o seu dinheiro está parado e suas peças precisam ser renovadas.


Tendo todos os cálculos feitos e entendendo como compõe o preço de suas peças você poderá lidar bem com as dificuldades de períodos fracos e com o aumento da demanda de períodos fortes. 


Preços bem calculados permitem melhores negociações na hora da compra dos seus materiais e na hora de oferecer descontos e parcelamentos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda a fazer uma tiara de flores com feltro

Como pintar pano de prato

Como Fazer Decoração em Espelhos